notícias

Paysandu vence o São Francisco em Santarém na estréia do returno do Parazão

icone de bola de futebol

O Paysandu venceu o São Francisco por 2 a 0 no Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, com gols de Helliton e João Neto. Com o resultado, os bicolores conquistaram os três primeiros pontos no segundo turno do Campeonato Paraense 2013, ocupando a segunda posição na classificação geral ao lado do PFC.
O Papão volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 9, às 19h, no Estádio da Curuzu, em Belém, para enfrentar o Paragominas, que também vem de vitória sobre o Cametá na primeira rodada da competição.

Primeiro tempo
O jogo começou com as duas equipes se estudando muito e trocando passes no meio-campo, porém, era o São Francisco que apresentava um maior volume de jogo. Até aos dez minutos do primeiro tempo, tanto o goleiro Zé Carlos, quando Diego Pitanga, ainda não haviam tocado na bola e eram meros expectadores. O primeiro lance de perigo aconteceu próximo dos 15. Depois de cruzamento de Djalma, Iarley desviou levemente, mas a bola não entrou.
A resposta do Leão de Santarém aconteceu aos 17 da etapa inicial. Depois de bate e rebate na área, Jefferson ficou com a sobra e chutou forte, mas a bola passou por cima do gol de Zé Carlos. Na jogada seguinte, Yago Pikachu recebeu, em profundidade, e cruzou na medida para João Neto que, mesmo marcado, conseguiu cabecear para o chão. Diego Pitanga, atento, conseguiu fazer grande defesa. Era a segunda boa chance do Papão.
Na metade do primeiro tempo, o que se via era um jogo aberto, lá e cá. O São Francisco tentava aproveitar a qualidade do Levir, que arriscava alguns chutes de fora da área, assim como o meio-campista Pedro Henrique. O time bicolor conseguia manter-se bem na defesa e explorando as duas laterais, com Rodrigo Alvim e Yago Pikachu. O ataque ainda estava apagado, com Iarley e João Neto descendo pouco para receber a bola no meio.
A partida se aproximava dos quarenta minutos e o cenário já apresentava alguma mudança. O rendimento dos dois times havia caído visivelmente e nenhum lance perigoso era construído. Até que aos 42, o Paysandu conseguiu roubar a bola no meio-campo, Vanderson avançou em velocidade e, perto da entrada da área, tocou para Iarley. O atacante cortou dois zagueiros e quando chutou, a bola acabou dividida, ficando fácil para o goleiro.

Segundo tempo
O segundo tempo mal tinha começado quando o São Francisco protagonizou a melhor chance da partida. O atacante Rodrigão recebeu na lateral e chutou muito forte. Zé Carlos conseguiu a defesa com uma mão apenas e colocou a para escanteio. O Paysandu ainda não tinha se encontrado em campo e errava muitos passes no meio-campo.
Somente aos dez minutos o Papão conseguiu criar a primeira oportunidade de gol. Iarley recebeu e ficou de frente para o goleiro Diego Pitanga, mas chutou por cima da meta do Leão. Lecheva, percebendo que sua equipe não estava bem, fez a primeira mudança aos 15 minutos. Djalma saia para dar lugar a outro a Lineker, em mais uma tentativa de mudar o cenário do meio-campo bicolor, que não fazia grande apresentação.

Em outro contra-ataque, o Papão levou por pouco não inaugura o placar. Depois de jogada trabalhada, Pikachu fez o levantamento na área, mas o atacante João Neto escorregou e acabou desperdiçando. O jogador subiria sozinho para finalizar. Lecheva, então, promoveu outra mudança com o objetivo de dar mais velocidade ao ataque do Paysandu: tirou Iarley e colocou Helliton, que também havia entrado no clássico.
Mesmo com as substituições das duas equipes, poucas jogadas trabalhadas foram criadas. Em uma delas, Zé Carlos conseguiu fazer uma defesa milagrosa, a queima-roupa, depois de cabeceio de João Pedro. Logo depois o Paysandu conseguiu o gol. Pikachu cruzou e Helliton empurrou. Papão 1 a 0, aos 39. No finalzinho do jogo, aos 47, João Neto ampliou depois de novo cruzamento na área. Final de jogo: 2 a 0 Papão.

Ficha Técnica
São Francisco: Diego Pitanga; Levy, Aldair, Perema e Jackinha (João Pedro); Kiko, Pedro Henrique, Diego Carioca e Jefferson (Armando Maranhão); Rodrigão e Ricardinho (Mário Augusto). Técnico: Oswaldo Monte Alegre.
Paysandu: Zé Carlos; Yago Pikachu, Diego Bispo, Thiago Costa e Rodrigo Alvim (Pablo); Vanderson, Ricardo Capanema, Djalma (Lineker) e Eduardo Ramos; João Neto e Iarley (Helliton). Técnico: Lecheva.
Estádio: Colosso do Tapajós.
Hora: 20h30
Árbitro: Clauber José Miranda
Público pagante: 1.058
Credenciados: 608
Renda: R$16.800

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diogo Oliveira e Marina Mabs vivem noite inesquecível com chá revelação na Curuzu
09 de julho de 2025Diogo Oliveira e Marina Mabs vivem noite inesquecível com chá revelação na Curuzu
Ingressos para o jogo contra o Atlético-GO já estão à venda
06 de julho de 2025Ingressos para o jogo contra o Atlético-GO já estão à venda
Com presença em peso da Fiel, Papão empata fora de casa contra o Avaí-SC
05 de julho de 2025Com presença em peso da Fiel, Papão empata fora de casa contra o Avaí-SC
Nota oficial
04 de julho de 2025Nota oficial
Benjamín Borasi não é mais atleta bicolor
02 de julho de 2025Benjamín Borasi não é mais atleta bicolor

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

MirellaFalta ModelCarimbó da sortelogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo Zilmarmuvi10Resolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni