notícias

Paysandu vence o São Francisco em Santarém na estréia do returno do Parazão

icone de bola de futebol

O Paysandu venceu o São Francisco por 2 a 0 no Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, com gols de Helliton e João Neto. Com o resultado, os bicolores conquistaram os três primeiros pontos no segundo turno do Campeonato Paraense 2013, ocupando a segunda posição na classificação geral ao lado do PFC.
O Papão volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 9, às 19h, no Estádio da Curuzu, em Belém, para enfrentar o Paragominas, que também vem de vitória sobre o Cametá na primeira rodada da competição.

Primeiro tempo
O jogo começou com as duas equipes se estudando muito e trocando passes no meio-campo, porém, era o São Francisco que apresentava um maior volume de jogo. Até aos dez minutos do primeiro tempo, tanto o goleiro Zé Carlos, quando Diego Pitanga, ainda não haviam tocado na bola e eram meros expectadores. O primeiro lance de perigo aconteceu próximo dos 15. Depois de cruzamento de Djalma, Iarley desviou levemente, mas a bola não entrou.
A resposta do Leão de Santarém aconteceu aos 17 da etapa inicial. Depois de bate e rebate na área, Jefferson ficou com a sobra e chutou forte, mas a bola passou por cima do gol de Zé Carlos. Na jogada seguinte, Yago Pikachu recebeu, em profundidade, e cruzou na medida para João Neto que, mesmo marcado, conseguiu cabecear para o chão. Diego Pitanga, atento, conseguiu fazer grande defesa. Era a segunda boa chance do Papão.
Na metade do primeiro tempo, o que se via era um jogo aberto, lá e cá. O São Francisco tentava aproveitar a qualidade do Levir, que arriscava alguns chutes de fora da área, assim como o meio-campista Pedro Henrique. O time bicolor conseguia manter-se bem na defesa e explorando as duas laterais, com Rodrigo Alvim e Yago Pikachu. O ataque ainda estava apagado, com Iarley e João Neto descendo pouco para receber a bola no meio.
A partida se aproximava dos quarenta minutos e o cenário já apresentava alguma mudança. O rendimento dos dois times havia caído visivelmente e nenhum lance perigoso era construído. Até que aos 42, o Paysandu conseguiu roubar a bola no meio-campo, Vanderson avançou em velocidade e, perto da entrada da área, tocou para Iarley. O atacante cortou dois zagueiros e quando chutou, a bola acabou dividida, ficando fácil para o goleiro.

Segundo tempo
O segundo tempo mal tinha começado quando o São Francisco protagonizou a melhor chance da partida. O atacante Rodrigão recebeu na lateral e chutou muito forte. Zé Carlos conseguiu a defesa com uma mão apenas e colocou a para escanteio. O Paysandu ainda não tinha se encontrado em campo e errava muitos passes no meio-campo.
Somente aos dez minutos o Papão conseguiu criar a primeira oportunidade de gol. Iarley recebeu e ficou de frente para o goleiro Diego Pitanga, mas chutou por cima da meta do Leão. Lecheva, percebendo que sua equipe não estava bem, fez a primeira mudança aos 15 minutos. Djalma saia para dar lugar a outro a Lineker, em mais uma tentativa de mudar o cenário do meio-campo bicolor, que não fazia grande apresentação.

Em outro contra-ataque, o Papão levou por pouco não inaugura o placar. Depois de jogada trabalhada, Pikachu fez o levantamento na área, mas o atacante João Neto escorregou e acabou desperdiçando. O jogador subiria sozinho para finalizar. Lecheva, então, promoveu outra mudança com o objetivo de dar mais velocidade ao ataque do Paysandu: tirou Iarley e colocou Helliton, que também havia entrado no clássico.
Mesmo com as substituições das duas equipes, poucas jogadas trabalhadas foram criadas. Em uma delas, Zé Carlos conseguiu fazer uma defesa milagrosa, a queima-roupa, depois de cabeceio de João Pedro. Logo depois o Paysandu conseguiu o gol. Pikachu cruzou e Helliton empurrou. Papão 1 a 0, aos 39. No finalzinho do jogo, aos 47, João Neto ampliou depois de novo cruzamento na área. Final de jogo: 2 a 0 Papão.

Ficha Técnica
São Francisco: Diego Pitanga; Levy, Aldair, Perema e Jackinha (João Pedro); Kiko, Pedro Henrique, Diego Carioca e Jefferson (Armando Maranhão); Rodrigão e Ricardinho (Mário Augusto). Técnico: Oswaldo Monte Alegre.
Paysandu: Zé Carlos; Yago Pikachu, Diego Bispo, Thiago Costa e Rodrigo Alvim (Pablo); Vanderson, Ricardo Capanema, Djalma (Lineker) e Eduardo Ramos; João Neto e Iarley (Helliton). Técnico: Lecheva.
Estádio: Colosso do Tapajós.
Hora: 20h30
Árbitro: Clauber José Miranda
Público pagante: 1.058
Credenciados: 608
Renda: R$16.800

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
18 de abril de 2024Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
14 de abril de 2024Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
12 de abril de 2024Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
10 de abril de 2024Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
08 de abril de 2024Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda