notícias

Diretoria de Cultura e Memória do Paysandu ministra palestra para atletas da base

icone de bola de futebol

Atletas do time sub-17 do Paysandu participaram de uma palestra, na tarde da última quarta-feira (5), ministrada por ex-jogadores, integrantes da diretoria e um historiador. Durante o encontro, realizado no auditório do Hotel Antônio Diogo Couceiro, localizado nas dependências internas do Estádio da Curuzu, a garotada teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a trajetória dos 103 anos do clube.

Contar a história do futebol paraense, com foco para o Paysandu, foi um dos objetivos do seminário. Para o diretor de Cultura e Memória do clube, Vincenzo Procopio, a base bicolor é a colheita de ídolos da instituição. “Mais do que qualquer outro segmento, a base tem obrigação de conhecer a história, porque a extensa maioria dos nossos craques veio daqui da base”, ressalta.

ÍDOLOS

Ex-jogadores que escreveram seu nome na história do clube, como ’Beto’ e Zé Augusto, também participaram de um bate-papo descontraído com os atletas. O historiador Itamar Glaudencio também passou o seu conhecimento ao grupo. Todos eles responderam a perguntas e deram dicas e conselhos aos meninos, para que a nova geração possa ter uma carreira promissora.

Os palestrantes destacaram o estudo em sala de aula como um fator primordial, que vai imensamente acrescentar na carreira dos futuros jogadores. Beto lembra que hoje é possível conciliar os estudos com o futebol, algo que no passado era difícil, uma vez que a maioria dos atletas ficava em dúvida e acabava por optar pela carreira.

O lateral Berg elogiou iniciativa do clube, que, através dos ídolos, levou conhecimento aos jogadores. “É sempre bom conhecer a história do clube, aprender com os ídolos e tentar sempre trabalhar forte e unido para alcançar o mesmo patamar que eles”, projeta.

Já o volante João Luís afirma que, apesar da pouca idade, todos já pensam na carreira começando pela vida pessoal. “É muito importante a gente escutar os conselhos deles sobre a vida pessoal, em relação a noitadas e outras coisas. Eles já têm experiência com isso. Somos jovens, mas devemos pensar como adultos”, destaca.

NOVOS RUMOS

Atualmente, o elenco sub-17 vive uma fase melhor, oferecendo para os garotos oportunidades que nunca tiveram antes, como disputar uma partida amistosa contra jogadores profissionais. Para continuar no rumo certo, o técnico Jean Carioca lembra que é importante dar apoio individual dos atletas em todas as ocasiões. “Não sabemos o futuro do sub-17, se vai ser campeão, se vai ter sucesso... O importante é entender o futebol de uma maneira mais dinâmica e parar de pensar que quando ganha está tudo certo e quando perde está tudo errado”, reforça.

MOEDA BICOLOR

Além dos atletas, quem também teve a chance de interagir com os ídolos, conhecer mais sobre a história do Paysandu e visitar o ambiente interno da Curuzu foi o sócio bicolor Estevan Rodrigues, que resgatou essa experiência única no programa da Moeda Bicolor. “Achei a palestra bem interessante e não me arrependo nem um pouco de ter resgatado minhas moedas. Acho legal essa ideia de sempre ter ações como essa, sendo uma forma do torcedor estar mais próximo do clube”, parabeniza.

Futuramente, a Diretoria de Cultura e Memória do Paysandu irá promover outras palestras para os demais funcionários do clube.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
23 de abril de 2024Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
22 de abril de 2024Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
Matheus Nogueira tem contrato renovado
22 de abril de 2024Matheus Nogueira tem contrato renovado
Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
22 de abril de 2024Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda
22 de abril de 2024Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda