notícias

Diretoria de Cultura e Memória começa a catalogar troféus conquistados pelo Paysandu

icone de bola de futebol

Com vistas ao museu que será construído pelo clube, o Paysandu, através da sua Diretoria de Cultura e Memória, começou a catalogar todos os troféus conquistados pelos seus atletas nas mais diversas modalidades esportivas, ao longo dos 103 anos da história bicolor.

Diretor de Cultura e Memória do Papão, Vincenzo Procópio explica como surgiu a ideia de criação do projeto. “Não se tem a dimensão de quantos troféus o clube tem, em suas mais diversas modalidades, pois são muitos. Saber isso é muito importante, pois a grandeza é diretamente proporcional à riqueza histórica de um clube”, argumentou.

Historiador e mestrando em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), Daniel da Silva Miranda é o responsável pela catalogação dos objetos conquistados pelo clube. “O Paysandu Sport Club, em seus 103 anos de história, competiu e foi vencedor em diversas competições, de variadas modalidades. Em virtude disso, acabou produzindo um riquíssimo acervo de troféus, taças e afins. Vestígios e registros de suas conquistas”, lembrou.

Ao ser procurado pela Diretoria de Cultura e Memória do Paysandu, o historiador notou que a catalogação dos troféus visava buscar informações mais específicas de cada peça, para produzir uma descrição das taças e facilitar a localização de qualquer uma delas durante uma pesquisa. “Entre as principais informações retiradas dos troféus estão: dimensões, informações gravadas neles, além de fotografias que dimensionem o estado de conservação dos objetos”, detalhou.

Taça do Sesquicentenário, de 1972, quando o Paysandu foi campeão paraense em cima do Remo, após levar sete bolas na trave

Para Daniel da Silva Miranda, a catalogação não gera apenas um sistema de informações sobre o acervo, mas também cumpre um papel na produção de memórias do clube. “A partir dela, por exemplo, serão percebidas e postas em destaque não somente as disputas locais ou regionais, mas também as idas a competições internacionais efetuadas pelo clube. Além, é claro, da expansão do Paysandu para diversas modalidades, como a canoagem, o basquete, o futebol de salão e até mesmo o tênis de mesa”, enumerou o historiador.

Coordenada pela da Diretoria de Cultura e Memoria do Paysandu, a catalogação dos troféus do clube tem ainda a supervisão do professor de História e ex-diretor do Arquivo Público de Belém, Alan Watrin Coelho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
23 de abril de 2024Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
22 de abril de 2024Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
Matheus Nogueira tem contrato renovado
22 de abril de 2024Matheus Nogueira tem contrato renovado
Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
22 de abril de 2024Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda
22 de abril de 2024Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda