notícias

De lateral a preparador: Edson Girardi é o segredo dos goleiros bicolores

icone de bola de futebol

Quem nunca ouviu o ditado ‘Todo grande time começa por um grande goleiro’? No Paysandu, a frase é perfeitamente aplicada quando se fala em escalação. Emerson, Marcos Milanezi e o jovem Paulo Ricardo trabalham duro diariamente, para dar mais segurança à equipe no sistema defensivo, durante as partidas. No entanto, por trás de todos eles está o preparador de goleiros Edson Girardi, que curiosamente começou a carreira em outra posição.

Ao contrário da grande maioria dos preparadores de goleiros, o profissional do Papão jogava como lateral-esquerdo antes de exercer a sua atual função. “Comecei nas categorias de base do Esportivo, de Bento Gonçalves-RS, como goleiro, mas a minha estatura não ajudou, então eu acabei indo para a linha jogar como lateral-esquerdo”, revela o preparador bicolor.

Ainda como jogador, Girardi já se preparava para trabalhar na sua função atual. “Ser goleiro era o meu sonho, sempre que acabava os treinamentos eu ficava ali com o preparador de goleiro ajudando”, conta.

A CARREIRA

Edson Girardi possui uma vasta experiência no futebol brasileiro, com passagens em clubes como Juventude-RS, Náutico-PE, Brasil de Pelotas-RS, Sampaio Corrêa-MA e atualmente no Paysandu, onde assumiu a função em 2016. “Uma das coisas boas que faço por onde passo é criar um ambiente bom de trabalho, e aqui no Papão não poderia ser diferente. Aqui encontrei os goleiros focados e determinados a trabalhar, aí tudo fica mais fácil”, destaca.

 

Edson Girardi tem contrubuído para a boa fase dos goleiros do Paysandu

RECONHECIMENTO

O trabalho do preparador é elogiado pelos seus comandados. “Além de ser um grande treinador, é uma pessoa extraordinária. O trabalho dele consiste em muitas situações de jogo, chutes e ainda fazemos um trabalho muito bom de ganho de força e potência na academia. Os resultados estão aí nos rendimentos dos goleiros nos jogos”, reconhece Marcos Milanezi.

Atualmente titular da posição, Emerson divide os méritos da sua constante regularidade. “O Girardi é um profissional excepcional, está sempre disposto a nos ensinar e buscar na gente sempre o nosso melhor, até mesmo quando sabemos que podemos render ainda mais”, explica.

Emerson, Marcos Milanezi e Paulo Ricardo reconhecem e valorizam o trabalho do preparador

O preparador também serve de espelho para os goleiros mais novos. “A gente que vem da base sempre procura se espelhar nos profissionais que estão há mais tempo atuando e buscando compreender todos os ensinamentos passados pelo Girardi”, destaca Paulo Ricardo.

Nesta sexta-feira (2), os goleiros do Paysandu vão tentar colocar em prática mais uma vez tudo aquilo que é treinado em parceria com Edson Girardi. A partir das 19h15, o time bicolor visita o América-MG, no Estádio Independência, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
23 de abril de 2024Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
22 de abril de 2024Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
Matheus Nogueira tem contrato renovado
22 de abril de 2024Matheus Nogueira tem contrato renovado
Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
22 de abril de 2024Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda
22 de abril de 2024Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda