notícias

Diretoria se articula em prol do Museu Bicolor

icone de bola de futebol

Nos últimos anos, o Paysandu Sport Club tem trabalhado de forma intensa para viabilizar a construção do Museu Bicolor. Recentemente, o clube iniciou o processo de catalogação dos troféus conquistados pelo Papão em todos os seus esportes, convocando a Fiel a participar da campanha Recordar é Torcer, promovida pela Diretoria de Cultura e Memória do Paysandu, a fim de angariar materiais que possam enriquecer o acervo do futuro museu alviceleste.

O clube mantém desde a década de 1970 um pequeno museu em sua Sede Social. A galeria é pequena apenas em espaço físico, mas mostra as grandes conquistas bicolores nestes mais de 103 anos de histórias, que comprovam que o Papão faz parte do esporte brasileiro, contribuindo muito para o País.

Troféus contam uma parte da história vitoriosa do Paysandu Sport Club

A área atual é aberta ao público. Quem visitá-lo, certamente irá encontrar uma parte da história do Paysandu, que é contada através de troféus, medalhas, prêmios, fotos antigas e documentos do passado, entre outros objetos museográficos. Veja aqui as conquistas do Papão.

IDENTIDADE

Ao preservar sua história, o clube tem a certeza de que também está preservando e expondo traços e elementos culturais da sociedade. Afinal, o Paysandu começou a escrever a sua história na cidade de Belém, em seguida cresceu para o Pará, mantendo até hoje sua irretocável soberania no Estado. Não sendo suficiente, o Paysandu também é conhecido em âmbito internacional como o maior da Amazônia.

Re-Pa é reconhecido pelo Governo como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará

No Pará, o esporte é cultura popular, mais precisamente o futebol. A prova disso é que o clássico mais jogado do mundo, disputado entre Clube do Remo e Paysandu, o Re-Pa, é cara do povo paraense, sendo considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, conforme explica a lei de nº 8.358, do dia 2 de maio de 2016, publicada no Diário Oficial. Além disso, em 2015, o clube bicolor passou a ser patrimônio imaterial do município de Belém.

Prefeitura reconhece o Papão como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Belém

A planta do museu bicolor, que será construído no Estádio da Curuzu, já está pronta. Serão cerca de mil metros quadrados de pura história. Em breve, mais um ponto turístico será atração na cidade de Belém.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu inicia venda de ingressos com campanha de arrecadação para o RS
07 de maio de 2024Paysandu inicia venda de ingressos com campanha de arrecadação para o RS
Conselho Deliberativo: informativo de reunião ordinária
06 de maio de 2024Conselho Deliberativo: informativo de reunião ordinária
Paysandu acerta empréstimo do atleta Lucas Augusto
06 de maio de 2024Paysandu acerta empréstimo do atleta Lucas Augusto
Papão fica no empate com o Avaí-SC
03 de maio de 2024Papão fica no empate com o Avaí-SC
Paysandu acerta empréstimo do atleta Roger
03 de maio de 2024Paysandu acerta empréstimo do atleta Roger