notícias

Núcleo de Fisioterapia festeja redução no número de lesões em 2017

icone de bola de futebol

A pausa de duas semanas sem partidas no Campeonato Brasileiro da Série B foi muito bem aproveitada pelo Núcleo de Fisioterapia do Paysandu, que usou esse tempo para recuperar três atletas que faziam tratamento intensivo e deixá-los à disposição da comissão técnica comandada por Marquinhos Santos. O goleiro Emerson, que estava com uma lesão na coxa direita, foi liberado na última segunda-feira (4) para se juntar a Ayrton e Bergson no trabalho de transição de campo. O lateral-direito e o atacante, que haviam machucado o tornozelo direito, começaram a treinar no gramado do Estádio da Curuzu na atividade do último sábado (2).

O coordenador de Fisioterapia do Papão, Júnior Furtado, comemora a significativa redução no número de ocorrências este ano em relação a 2016. Segundo ele, ano passado foram 58 lesões, das quais 60% foram lesões musculares de grau dois, que comprometem até o desempenho do atleta posteriormente. “Hoje, nós estamos trabalhando com 50% das ocorrências do ano passado, comparando o mesmo período. A tendência é a gente manter esse índice até o final do ano. Tivemos apenas uma lesão muscular mais séria e dez lesões musculares em 2017, sendo uma de grau dois e nove lesões musculares de grau um. Ou seja, praticamente uma lesão muscular por mês. Para um clube que teve 58 lesões ano passado, a gente já conseguiu muita coisa”, revelou.

O fisioterapeuta Mário Carvalho acompanha a rotina de tratamento dos atletas

Júnior Furtado destaca a programação semanal de atividades que é montada pela comissão técnica bicolor, sempre em conjunto com as demais áreas de saúde do clube. “Dentro do planejamento de treinamento existe a folga, o descanso e também existe a necessidade do atleta não treinar. Isso faz parte do processo. A gente está lidando com organismo, e esse organismo tem desgastes em tendões, em ligamentos, lesões musculares. Nós temos uma experiência de passado muito ruim em termos de incidência de lesão. E o Paysandu não é um clube que tem 40, 50 atletas disponíveis em seu elenco, nós temos 30. E nós não podemos nos dar ao luxo de perder atletas. Então a melhor maneira que temos e que encontramos foi trabalhar a prevenção”, explicou o fisioterapeuta.

 

Os jogadores passam por avaliações constantes no Núcleo de Fisioterapia do clube

O trabalho diário desenvolvido pelos profissionais do Núcleo de Fisioterapia, que é vinculado à Diretoria de Saúde do Paysandu, só é possível graças aos investimentos que a Diretoria do clube tem feito. “O gestor entendeu dessa forma e nós, desde o ano passado, começamos a investir em equipamentos e capacitação profissional, através de treinamento. Hoje, nós já estamos colhendo os frutos disso. Então, quando a gente observa dessa forma, que devemos nos capacitar e nossos pares entendem da mesma forma, segurar um atleta por uma semana, como fizemos um trabalho mais específico com o Bergson, com o Ayrton, que são atletas que estão desde o regional trabalhando e jogando em alta intensidade, faz parte do planejamento de preservação desse atleta até o final”, argumentou Júnior Furtado.

 Os fisioterapeutas Júnior Furtado e Márcio Barbosa trabalham com aparelhos de última geração

Para esta reta final de Campeonato Brasileiro da Série B e de temporada, o coordenador de Fisioterapia do Paysandu garante que o trabalho vai continuar em alto nível. “Faltam 16 jogos, em mais 90 dias de trabalho, e nós precisamos ter condições de ter esse elenco inteiro. Se conseguirmos dar essa condição ao Marquinhos de ter esse elenco o tempo todo, ótimo. Senão, não vai ser por falta de empenho e de tentativa de contornar as situações”, completou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota oficial
04 de julho de 2025Nota oficial
Benjamín Borasi não é mais atleta bicolor
02 de julho de 2025Benjamín Borasi não é mais atleta bicolor
Paysandu registra maior público do ano na Curuzu em vitória sobre a Ferroviária-SP
01 de julho de 2025Paysandu registra maior público do ano na Curuzu em vitória sobre a Ferroviária-SP
Com virada na Curuzu lotada, Papão conquista terceira vitória seguida
30 de junho de 2025Com virada na Curuzu lotada, Papão conquista terceira vitória seguida
Nova integrante da comissão técnica, psicóloga Thaysse Gomes lidera dinâmica para o elenco bicolor
25 de junho de 2025Nova integrante da comissão técnica, psicóloga Thaysse Gomes lidera dinâmica para o elenco bicolor

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

MirellaCarimbó da sortelogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo Zilmarmuvi10Resolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni