notícias

Diretoria bicolor participa de debate sobre a volta da bebida alcoólica aos estádios

icone de bola de futebol

Em sessão especial realizada na manhã da última quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Belém (CMB), com a presença de várias autoridades direta ou indiretamente ligadas ao esporte, a Diretoria do Paysandu Sport Club se posicionou a favor da volta da bebida alcoólica aos estádios de futebol da capital paraense. A proibição da comercialização e do consumo do produto pode acabar na próxima terça-feira (28), quando será votado o veto do prefeito da cidade ao projeto de lei de autoria da vereadora Marinor Brito e do ex-vereador Pio Neto, aprovado pela CMB em novembro de 2015.

Em seu discurso no plenário, o presidente Tony Couceiro fez uma série de questionamentos acerca do assunto. "Após a proibição das bebidas, nós conseguimos evitar a entrada de pessoas bêbadas ao estádio? Não! A não venda de bebidas no campo é uma punição para toda a sociedade. O futebol é o único evento particular que conta com o apoio do Estado, mas é também o único evento particular que tem proibição de bebida alcoólica. Em todos os shows, e em tudo o que diz respeito a entretenimento, existe a venda de bebida alcoólica e não é proibido em lugar nenhum, só no futebol", afirmou.

O presidente Tony Couceiro representou o Paysandu na bancada da CMB

O vereador Gustavo Sefer lembrou que 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, já permitem a venda e o consumo de bebidas nos estádios. "Vários estados já voltaram atrás, no Nordeste inteiro praticamente há essa liberação. Eu até sugiro um limite de venda de bebidas com, no máximo, 10% de teor alcoólico para que fique apenas na venda da cerveja. Acho que o caminho é esse, para que possamos tomar a melhor decisão para esse povo que vive e respira futebol", argumentou.

Diretor de Segurança da Federação Paraense de Futebol (FPF), Claudio Santos apresentou uma série de estudos e pesquisas, entre eles um levantamento feito na Inglaterra sobre um grupo de torcedores. "Chegou-se à conclusão de que é insignificante a relação do álcool com o comportamento violento dos Hooligans. A desordem que eles provocavam estava muito mais relacionada com a impunidade, a relação álcool e violência na Inglaterra, onde começaram os estudos sobre isso, se mostrou insignificante. A conduta violenta não foi relacionada ao álcool. Não há no Brasil nenhum estudo que comprove cientificamente que o álcool influência um comportamento violento", defendeu.

O superintendente de Futebol, Vandick Lima, e o vice-presidente de Operações, Alexandre Pires, também participaram da sessão especial como representantes do Paysandu

Claudio Santos também apresentou dados nacionais, alguns que mostram o prejuízo que o veto às bebidas pode causar no acesso do público. "A cada quatro cervejas vendidas no Brasil, somente uma está relacionada ao futebol. Apenas 5% da população brasileira associa consumido de bebidas alcoólicas nos estádios à violência. Essa foi uma pesquisa feita para a Copa do Mundo de 2014 por um advogado especializado em Direito Esportivo. Já em um estudo sobre a entrada da torcida, o horário de abertura dos portões dos estádios, que funcionam com três horas de antecedência, foi levado em consideração, mas apenas 10% das pessoas entram na primeira hora. Na segunda, cerca de 30% e o restante entra na última hora, sendo que mais de 80% deixam para entrar faltando 30 minutos para o jogo começar", pontuou o diretor.

Se o veto da proibição for derrubado pela CMB durante a votação, a venda e o consumo de bebida alcoólica nos estádios de Belém vão estar liberados depois de quase uma década.

Além do presidente Tony Couceiro, o vice-presidente de Operações do clube, Alexandre Pires, e o superintendente de Futebol do Paysandu, Vandick Lima, participaram do evento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O telegrama de Deus
18 de julho de 2025O telegrama de Deus
Paysandu participa de reunião com a Comissão Nacional de Arbitragem
18 de julho de 2025Paysandu participa de reunião com a Comissão Nacional de Arbitragem
Delegação bicolor desembarca em Curitiba (PR)
18 de julho de 2025Delegação bicolor desembarca em Curitiba (PR)
Paysandu lança sua primeira camisa feita com garrafas pet recicladas
17 de julho de 2025Paysandu lança sua primeira camisa feita com garrafas pet recicladas
Nota de repúdio
16 de julho de 2025Nota de repúdio

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

MirellaFalta ModelCarimbó da sortelogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo ZilmarResolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni