notícias

Secretaria de Meio Ambiente de Belém libera Paysandu para iniciar obras no CT

icone de bola de futebol

A construção do Centro de Treinamento do Paysandu Sport Club vai começar na segunda quinzena de junho deste ano, após um longo período de pesquisas e estudos minuciosos feitos pela Diretoria do Lobo, que apresentou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) um projeto com uma série de contrapartidas voltadas para a natureza. Depois de analisar e aceitar a proposta, o titular do órgão, Fabrício Dias, vai receber o presidente bicolor, Tony Couceiro, para oficializar a assinatura da Autorização de Supressão Vegetal (ASV). O encontro será na próxima segunda-feira (21).

A compensação ambiental será executada no entorno do terreno para beneficiar a população vizinha ao empreendimento, localizado na rua Osvaldo Cruz, no bairro de Águas Lindas. "Nós faremos manutenção de praças, plantação de árvores, programas de educação ambiental para a comunidade, entre outras ações", antecipou o presidente Tony Couceiro, que, juntamente com os demais dirigentes do clube, tem tratado do assunto com cautela, a fim de não causar impactos negativos ao meio ambiente.

A Diretoria já se prepara para começar a construir o Centro de Treinamento do clube

Para atender a comunidade da área, o Paysandu vai contar com um trabalho em conjunto realizado pelas Diretorias de Obras, Projetos Especiais, Divisões de Base, Futebol, Comunicação e Marketing.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Belém, depois que a autorização for entregue, o clube já poderá começar a preparar toda a área para começar as obras. "Na teoria, a limpeza do terreno e a supressão dos vegetais já marcam o início do serviço como uma introdução, um pontapé inicial para os preparativos de execução das obras. O Paysandu, de modo muito nobre e enaltecendo acima de tudo a proteção ao meio ambiente, fez uma proposta à Prefeitura de Belém, por meio da Semma, justamente para adequar a compensação ambiental dos vegetais que serão suprimidos", elogiou.

O local já passou por pequenas intervenções em 2016, quando o terreno foi comprado

Ainda de acordo com Fabrício Dias, o CT do Paysandu vai mudar a rotina dos moradores de Águas Lindas para melhor. "Temos sempre que lembrar e destacar que o futebol ajuda a sociedade e é um fator preponderante também no processo de educação dos jovens. Por isso que nós estamos trabalhando de frente com a Diretoria do Paysandu, que nos propôs um adequado, perfeito e louvável projeto de compensação ambiental pelos impactos que ocorrerão por conta da supressão dos vegetais. Certamente há um sincronismo entre a compensação ambiental, o empreendimento que será o CT do Paysandu e os benefícios para a sociedade que lá reside. Certamente haverá uma significativa melhora na qualidade de vida de todos com mais essa oportunidade", observou.

Com uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados, o espaço onde será construído o Centro de Treinamento Raul Aguilera foi adquirido pelo clube em 2016. O projeto prevê a construção de cinco campos de futebol, hotel com auditório, refeitório, academia, piscina e departamento de saúde, além de um centro administrativo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
23 de abril de 2024Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
22 de abril de 2024Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
Matheus Nogueira tem contrato renovado
22 de abril de 2024Matheus Nogueira tem contrato renovado
Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
22 de abril de 2024Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda
22 de abril de 2024Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda