Paysandu Sport Club  Selo do centenário
Logotipo Sócio Bicolor - Seja você mais um sócio Bicolor!
  • 1mil
  • 2mil
  • 3mil
  • 4mil
  • 5mil
  • 6mil
  • 7mil
  • 8mil
  • 9mil
10mil
Sócios
Bicolores!
Adimplentes
Já somos Sócios Bicolores Adimplentes
HOMENOTÍCIAS Institucional Bicolores passam por avaliações (...)
13 de Janeiro de 2019

Bicolores passam por avaliações odontológicas para prevenir lesões

Como parte integrante da Diretoria de Saúde do Paysandu Sport Club, mais uma vez o Departamento de Odontologia do clube tem desempenhado um trabalho fundamental fora de campo, durante a pré-temporada. No decorrer da semana passada, o núcleo odontológico do Papão realizou um atendimento completo, nas dependências internas do próprio Estádio da Curuzu, onde todos os atletas do elenco foram submetidos a avaliações iniciais.

Após o trabalho, a Assessoria de Comunicação bicolor conversou com o chefe do setor, o dentista Fernando Augusto Júnior, para entender o procedimento e os objetivos da ação. “Fizemos a avaliação de 28 atletas que vão iniciar a pré-temporada e já estão concentrados. Eu já pontuei as importâncias e a partir de agora vamos fazer os laudos, passar junto à comissão e tratar para que não tenhamos problemas futuros, como lesões e rendimentos baixos”, explicou.

Posteriormente, o dentista comentou sobre a importância da saúde bucal e das próximas etapas que serão realizadas durante o ano. “Na pré-temporada, nós detectamos os problemas e damos importância para os infecciosos, que podem ocasionar que o atleta venha a ter uma lesão muscular devido a bactérias que dão na boca e ficam circulando por todo o organismo. Elas também podem ser alojadas em articulações e músculos, uma vez que elas têm predileção por essas áreas do corpo, então o problema é detectado e sanado, sempre tratando o que é de mais urgente. A segunda etapa é sanar as bactérias que impedem que os atletas cheguem ao seu alto rendimento”, detalhou.

Todos os 28 jogadores do elenco profissional foram avaliados pelo dentista do clube

O odontólogo tem ganhado cada vez mais espaço no esporte por conta do seu papel de prevenção de complicações bucais que possam interferir no desempenho do atleta. “Hoje em dia não se pode falar em atleta de alto rendimento sem ter a odontologia do esporte trabalhando junto, na multidisciplinaridade. A odontologia do esporte tem como função investigar, tratar, prevenir lesões e reabilitar os atletas”, continuou Fernando Augusto.

O odontólogo também ressalta que o Paysandu sai na frente de muitos outros clubes nacionais. “Alguns olhos já abriram os olhos para essa área, como o Vasco da Gama, que tem um centro odontológico muito bom, referência. É importante ressaltar que o Paysandu é o único clube do Norte-Nordeste que tem um profissional, dentista, atuando como membro da comissão técnica”, ressaltou.

Fernando Augusto explicou para os jogadores a importância do trabalho 

Além do trabalho voltado para os atletas futebol, o odontólogo lembra do projeto “Dente de Lobo”, realizado em parceria com a Diretoria de Responsabilidade Social do Papão. “Realizamos frequentemente ações sociais com o objetivo de levarmos saúde bucal, informações básicas de higiene bucal, para crianças carentes de Belém, da região metropolitana e de alguns interiores do Estado do Pará”, concluiu.

Texto: Jorge Luiz
Imagem: Jorge Luiz








  • Compartilhe
    o site do Papão

  • Siga no Twitter

    @Paysandu
PATROCINADORES

Alubar Armazém Paraíba Banpará Drogarias Globo Husqvarna Mirella - Farinha de Trigo Trigolino Sky