notícias

Meninas de 12 a 15 anos serão avaliadas para formar base bicolor

icone de bola de futebol

Pela valorização do futebol praticado por mulheres, o Paysandu Sport Club deu mais um passo importante. Na noite da última quinta-feira (21), no auditório do Hotel Antônio Diogo Couceiro, localizado no Estádio da Curuzu, foi oficializada a criação da Diretoria de Futebol Feminino Dra. Ellza Soares, em homenagem a criadora da 1ª torcida organizada do clube, chamada Payxão Nossa. Essa diretoria será comandada pela agora diretora e técnica, Aline Costa. A vice-presidente de Operações do clube, Ieda Almeida, integrantes da comissão técnica, atletas da equipe principal, Bicolindas e representantes de torcidas femininas do Papão, como a Charme Bicolor, Apayxonadas e Bicoroas estiveram presentes no encontro.

Representantes de torcidas femininas do Papão marcaram presença

A principal novidade, além da formação de uma diretoria própria, é a criação de escolinhas para futebol de campo e futsal feminino, que estão previstas para começar em março. “Agora, já nomeada, nós vamos dar inicio aos trabalhos. A equipe já tem 15 atletas e pós-carnaval, nós vamos fazer uma peneirada. Vamos ter o nosso polo, onde terá um instrutor capacitado para fazer um trabalho de iniciação com as meninas de 12 a 15 anos, para já termos um trabalho de base”, declarou Aline Costa. Outra novidade é que a equipe de futebol feminino terá um uniforme próprio, uma camisa rosa, a mesma utilizada na campanha do outubro rosa.

A agora dirigente deixou seus agradecimentos. “Só tenho a agradecer à Presidência, que deu o pontapé inicial. O Paysandu é o pioneiro ao criar esse departamento no Estado. Queria agradecer também ao Cel. Nunes, presidente da CBF, que sempre apoiou o futebol feminino no Pará”, afirmou.

A vice-presidente de Operações foi enfática. “Hoje é um dia histórico para todas as mulheres do Paysandu. É um momento ímpar para a gente, um avanço para o clube, visto que o futebol feminino é uma realidade crescente. A cada dia a gente percebe um número maior de clubes”, ressaltou.

A dirigente também visualiza a chance de incentivos para a modalidade. “Através do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), via Sindiclubes Pará, nós temos a possibilidade de fazer projetos que serão direcionados para o futebol feminino”, antecipou.

O encontro ocorreu no Hotel Antônio Diogo Couceiro, no Estádio da Curuzu

A zagueira do Papão, Janaina Nogueira, elogiou a iniciativa do clube bicolor. “Eu vejo isso como um marco histórico para o futebol feminino no Pará, pois nós passamos por muitas dificuldades. São poucos os clubes que ajudam o futebol feminino. Hoje o Paysandu deu um pontapé inicial muito grande para a modalidade e isso vai nos ajudar bastante no presente e no futuro, pois queremos elevar o nome do clube, tendo um bom desempenho nos campeonatos que participarmos”, enfatizou.

O time feminino já tem uma base para começar os trabalhos nesta temporada. Esta será a camisa utilizada pelas as atletas durante as partidas

Já Ana Benjamin, integrante da Torcida Charme Bicolor, contou a experiência de participar do evento. “Foi muito gratificante, me sinto extremamente orgulhosa, sei o quanto é difícil o respeito no mundo do futebol, participo de uma torcida feminina e já fui vítima de preconceito. Espero que agora com essa iniciativa do Paysandu diminua o preconceito dentro do futebol”, declarou.

A previsão de início dos treinamentos para as modalidades femininas é para o próximo mês de março, quando começará o futsal adulto, em maio, para sub-20 (campo), e no segundo semestre, para o profissional (campo).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
12 de abril de 2024Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
10 de abril de 2024Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
08 de abril de 2024Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
Nota de pesar: “Wagnao”
08 de abril de 2024Nota de pesar: “Wagnao”
Nota de pesar: torcedor do Clube do Remo
07 de abril de 2024Nota de pesar: torcedor do Clube do Remo