notícias

Bicolores iniciam jornada nas águas da Baía do Guajará neste domingo

icone de bola de futebol

Depois de dois meses de preparação, a equipe de regata do Paysandu Sport Club está pronta para o início do Campeonato Paraense, que terá abertura na manhã deste domingo (17), com concentração na orla da Estação das Docas, em Belém, a partir das 8h. Além do Papão, Associação Guajará e Tuna Luso Brasileiro também vão competir na 104ª edição do Estadual.

Na primeira das cinco etapas marcadas para a temporada, 72 atletas das três equipes, entre homens e mulheres, irão disputar 11 provas nas categorias máster, sênior, peso leve, sub-23, júnior, principiante e estreantes. Os confrontos serão realizados em barcos com um, dois, quatro e oito remadores.

Líder na classificação geral em 2018, a equipe bicolor ficou em segundo lugar por causa do regulamento, mas obteve o maior número de vitórias e por isso vai para a Baía do Guajará cheia de motivação. “Esse ano nós estamos trabalhando mais duro do que no ano passado, justamente para a gente conquistar esse título que ficou engasgado, porque nós nos esforçamos tanto ano passado e no último minuto a gente deixou escapar o título das nossas mãos. Mas ganhamos a regata porque o nosso trabalho realmente é sério, é comprometido, então esse ano está mais comprometido ainda do que no ano passado. Vamos ganhar todas as regatas e vamos ser campeões”, afirmou Rosângela Monar, que defende o Papão há 12 anos.

A equipe bicolor é comporta ao todo por 60 atletas, entre iniciantes e de competição

Hoje, o Paysandu tem aproximadamente 60 remadores, 48 deles de competição e 12 da escolinha, que ainda estão em fase de preparação para outras etapas de estreantes. O grande benemérito e ex-presidente do clube, Antônio Couceiro, é o diretor responsável pela modalidade, que tem Afonso Sarmanho como coordenador, além de Maciel Moraes na função de técnico, auxiliado por Marcos Soares, enquanto o preparador físico é Tony Marques.

Rosângela Monar defende as cores do Papão desde 2007

Ano passado, a temporada terminou no dia 15 de dezembro. No dia 8 de janeiro de 2019, o time retomou os trabalhos. Os treinos são diários, com folgas sempre às segundas-feiras. As atividades são realizadas na Sede Náutica do clube, localizada no bairro da Cidade Velha, e no Complexo Ver-o-Rio.

O grande benemérito e ex-presidente, Antônio Couceiro, é o diretor responsável pela modalidade

Pelo quinto ano seguido, os hermanos farão parte do grupo bicolor nas águas. “Os melhores atletas da Argentina vêm remar pelo clube. Nós temos seis atletas da Seleção Argentina aqui no clube, eles vêm remar durante as etapas”, revelou Afonso Sarmanho.

Por outro lado, os paraenses também têm feito o caminho contrário. “Assim como eles vêm e nos passam conhecimento, é interessante que atletas nossos viajem para lá. E nesse final de ano, nós mandamos dois atletas, o Gabriel Assis e o Ângelo Geraldo, que ficaram 30 dias na Argentina para treinar e estudar. A proposta da diretoria e da comissão técnica é que todo final de ano ou no mês de julho a gente consiga fazer esse intercambio de atletas do Paysandu na Argentina”, explicou o coordenador.

O presidente Ricardo Gluck Paul se reuniu com a equipe de regata às vésperas da estreia

Além do Campeonato Paraense, o Paysandu vai disputar em 2019 o Campeonato Sul-Americano Master, em abril; a primeira etapa do Campeonato Brasileiro, no mesmo mês; a Copa Norte, em julho; e outra fase do Brasileiro, em novembro. Outras competições ainda podem surgir no calendário bicolor.

Os bicolores treinam no Complexo Ver-o-Rio e na Sede Náutica do clube

“Os trabalhos evoluíram, o clube evoluiu bastante, a dinâmica, a logística, tudo melhorou. Os atletas são muito mais empenhados, muito mais determinados hoje do que em 2007, quando eu comecei aqui. Nós fazemos um intercâmbio Brasil/Argentina, aprendemos muito, porque trocamos informações. Cada vez mais estamos melhorando as nossas condições para treino”, garantiu Rosângela Monar.

Todos os atletas se preparam desde o dia 8 de janeiro para a abertura da temporada

Após a primeira etapa do Campeonato Paraense, o Paysandu volta a competir no Estado no dia 12 de maio, na segunda etapa; a terceira será no dia 30 de junho; a quarta em 8 de setembro; e a última está marcada para 17 de novembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)