notícias

Paysandu promove ação de saúde e bem-estar para atletas em formação

icone de bola de futebol

Na manhã do último sábado (16), o Paysandu Sport Club, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), promoveu a primeira edição da Ação Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar, voltado para os atletas de futsal e de futebol das Divisões de Base do clube, na Sede Social da avenida Nazaré, em Belém. Serviços como orientação nutricional, simulação realística cardiopulmonar e plantão psicológico foram oferecidos para os participantes.

A vice-presidente de Operações do Paysandu, Ieda Almeida, destacou os benefícios da parceria entra o clube e instituição de ensino. “É um trabalho bem diferente. A finalidade é fazer com que o nosso atleta possa ser cada vez mais o melhor e ter uma performance melhor. Ele tem de ser orientado em termos psicológico, nutricional e social. Essa parceria que estamos estabelecendo com a Unama está sendo brilhante nesse sentido de fornecer uma multidisciplinariedade de atenções para o nosso atleta”, explicou.

A coordenadora da Clínica de Psicologia da Unama, Elizabeth Levy, ressaltou a importância da Psicologia no esporte. “A gente sabe que muitas das vezes se o atleta emocionalmente não estiver bem, com a autoestima baixa e sem autocontrole, isso tudo vai atrapalhar no rendimento esportivo. Então quando a gente traz o plantão psicológico para essa ação, nós oferecemos a possibilidade de uma escuta acolhedora para as questões que podem estar influenciando no desempenho em campo”, afirmou.

Alunos da Unama orientaram os bicolores com algumas simulações

A professora comentou ainda sobre a consequência de uma ação como essa. “É um momento de uma ação de responsabilidade social muito interessante, pois é uma ação multidisciplinar, na qual o atleta está tendo a ideia de um cuidado mais integral com ele próprio”, concluiu.

A parceria entre Clube e Universidade existe há dois anos

O diretor-adjunto das Divisões de Base do clube, Luís Augusto, lembrou que o acordo com a universidade já existe há dois anos e que agora irá proporcionar mais benefícios. “A Unama, além de oferecer estagiários, disponibiliza serviços de enfermagem, fisioterapia, nutrição, social, psicologia, entre outros. Isso para atender aos nossos atletas de base, futsal e esportes olímpicos. A nossa ideia é expandir ainda mais”, revelou.

Os atletas aprenderam algumas lições básicas sobre primeiros socorros

Além da formação esportiva, o dirigente lembrou que o clube se preocupa em formar cidadãos. “No esporte, nem todos conseguem se tornar um profissional ou ser um atleta de alto desempenho, então o Paysandu também tem essa missão de formar o cidadão, essa parceria é para isso, o clube dando um retorno para a sociedade. Todos esses serviços vão potencializar o desempenho do atleta”, declarou.

A importância da Psicologia para o esporte também foi destacada durante a ação

O atacante Neto, do time sub-20, elogiou a iniciativa do clube bicolor. “Foi uma manhã muito produtiva que com certeza vai ajudar na nossa formação, no nosso desempenho e desenvolvimento dentro do clube. É um projeto muito bom, é uma excelente ajuda para a formação das categorias de base do Paysandu. Seremos adultos melhores”, projetou.

No evento, além dos serviços ofertados, os atletas puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos de Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviço social.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Geferson não é mais atleta bicolor
19 de abril de 2024Geferson não é mais atleta bicolor
Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
18 de abril de 2024Atleta do Paysandu é convocada para a Copa América de Regata de Praia 2024
Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
14 de abril de 2024Papão mantém hegemonia e conquista seu 50º título paraense
Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
12 de abril de 2024Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
10 de abril de 2024Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez