Paysandu Sport Club 
HOMENOTÍCIAS Círio 2019 Presentes pela primeira vez no Círio, (...)
13 de Outubro de 2019

Presentes pela primeira vez no Círio, bicolores se emocionam com a procissão

O período de Círio é bastante especial para o povo paraense e como já é tradição, para comemorar a maior festa religiosa do mundo, o Paysandu Sport Club abriu as portas da Sede Social durante o final de semana para receber os seus torcedores e toda comunidade católica que quisesse acompanhar a passagem de Nossa Senhora de Nazaré na Trasladação, realizada no sábado (12) e na grande procissão, o Círio, ocorrida neste domingo (13).

Todas as mesas foram vendidas e estima-se que entre diretores, atletas, beneméritos, grandes beneméritos, sócios, torcedores e funcionários, cerca de mil pessoas estiveram na Sede Social durante os dois dias. Entre os jogadores, Bruno Oliveira, Caíque Oliveira, Nicolas e Victor Oliveira marcaram presença, assim como o técnico Hélio dos Anjos, todos tietados pela Fiel.

O lateral-direito Bruno Oliveira, que é paulista, deu detalhes do que sentiu e revelou que compartilhou o momento com a família. “Experiência única. Uma emoção muito grande de presenciar a fé do povo paraense. Só agradecer ao futebol, pois ele que me proporcionou a chance de estar aqui vendo de perto essa festa linda junto com Nossa Senhora de Nazaré. Estou muito feliz e mandei mensagem para a minha família toda, com fotos e vídeos, ficaram todos emocionados”, contou.

Já Caíque Oliveira, que é adepto de outra religião, mostrou que independente da crença, o Círio de Nazaré emociona. “Pra mim é muito diferente. Eu não sou católico, venho de uma família evangélica, mas é impossível de não se emocionar, pois se vê a fé do povo paraense, pessoas passando de joelho, chorando. Foi uma sensação incrível, um momento único na minha vida. Vai ficar marcado, é fora do comum, não sei nem explicar”, ressaltou.

O artilheiro Nicolas foi presenteado por um torcedor com um pedaço da corda que puxa Nossa Senhora de Nazaré. A corda é um dos símbolos da festa. “Estou muito feliz. Não fiz esforço nenhum para ganhar. Queria agradecer, pois a gente vê o empenho e a dedicação dos fieis para conseguirem um pedacinho de corda, então eu felizmente ganhei de um torcedor, deixo aqui o meu obrigado. Feliz de estar aqui curtindo”, declarou.

Paraense de nascimento, mas que desde cedo foi para outro estado, o zagueiro Victor Oliveira pode finalmente viver de perto o que é o Círio. Em uma demonstração de fé, o atleta participou de um pedaço da procissão na corda. “Um sentimento único. Como cristão, eu só tinha como ver antes pela televisão e por notícias, não tinha nem ideia do fervor que é viver isso de perto. Agora em Belém, jogando no Paysandu, tive a oportunidade. É uma coisa que eu não consigo explicar e nem tenho palavras para expressar a gratidão que eu tenho por tudo que vivi”, enfatizou o atleta.

O técnico Hélio dos Anjos, que é muito religioso e identificado com Nossa Senhora de Nazaré, recentemente fez uma homenagem para a padroeira dos paraenses. “Eu fiz uma tatuagem para fazer uma marca definitiva dessa adoração que tenho por ela, que começou em 95. É uma homenagem a um sentimento meu e toda religiosidade do povo paraense. É uma emoção indescritível”, falou.

CRUZ VERMELHA

Tradicionalmente, há muitos anos, a Sede Social do Papão é um ponto de apoio da Cruz Vermelha Brasileira, entidade que presta atendimento aos romeiros durante a procissão. Sobre isso, a enfermeira Bruna Oliveira, ressaltou a importância da localização da sede na estratégia de atendimento. “Visto que várias pessoas durante o percurso passam por aqui no Círio, onde já é o final, então muitas delas acabam precisando de algum tipo de atendimento. Hoje conseguimos encaminhar e remover vários pacientes com traumas e cargas elétricas, então a localização é de suma importância. Se não tivesse esse posto, talvez elas passassem para um quadro mais grave”, evidenciou.

Texto: Vitor Castelo
Imagem: Jorge Luiz














PARCEIROS
  • BetWarrios
  • Amaral Costa - Fone: (91) 4005-5000
  • LM CLOUD
  • DIMAGEM
  • CAEEX - Rua João Balbi, 848 - Nazaré, Belém - PA, Fone: (91) 3355-4862
  • Connecta Networking
  • Desportiva Serviços de Fisioterapia - (91) 3228-2127
  • Hospital Porto Dias - (91) 3184-9999 - Belém - Pa
  • Compartilhe
    o site do Papão

  • Siga no Twitter

    @Paysandu
PATROCINADORES

Alubar Unimed Belém Banpará Bet Warrior Vegan Nation Drogarias Globo Draft Super Zero Mirella - Farinha de Trigo Trigolino Sky