notícias

Trio da base assina primeiro contrato profissional e dupla acerta renovação

icone de bola de futebol

Dentro do planejamento de continuidade de trabalho para a próxima temporada, os jogadores oriundos das divisões de base também fazem parte do projeto da Diretoria de Futebol do Paysandu Sport Club. Tanto que no início desta semana, três jovens atletas do time sub-20 foram promovidos, enquanto outros dois tiveram seu vínculo prorrogado. Integrados no início deste ano ao elenco, o volante Yure e o atacante Bruce vão permanecer no grupo principal em 2020. Já o zagueiro Kerve e os atacantes Flávio e Marco Antônio, que já treinam sob o comando do técnico Hélio dos Anjos desde a reapresentação do grupo, em outubro, assinaram o primeiro contrato profissional da carreira. No último domingo (3), quando o Papão venceu a Tuna Luso Brasileira por 2 a 0, em um jogo amistoso disputado no Estádio da Curuzu, todos eles tiveram a oportunidade de atuar.

Desde o final de julho na capital paraense, quando começou a defender o sub-20, Kerve Kesio Lemos da Silva, de 20 anos, nascido em Fortaleza (CE), se dedica em campo para buscar seu espaço. “Foi tudo muito rápido, eu não esperava subir assim para o profissional. Na verdade, foi um tiro no escuro, eu estava parado em casa e aí recebi uma mensagem para fazer um teste para o sub-20, falei com a minha mãe e ela me deu força. Graças a Deus está dando tudo certo. É muito importante para mim que estou subindo da base para o profissional essa moral que eles estão dando para a gente. O pessoal nos abraçou. Fiz uma partida boa e vou continuar focado, mas sonhando alto”, afirmou o zagueiro.

Kerve será uma das novidades do time bicolor na próxima temporada

Flávio da Silva Cabral, de 18 anos, é o mais novo da turma. O atacante entrou para a base bicolor há seis meses. “Me observaram e estou aqui. Antes eu estava na Tuna, onde entrei no sub-17, depois passei para o 20 e em seguida joguei a Segundinha. Também já estive no Coimbra-MG. Agora a expectativa é muito boa para o ano que vem, espero fazer bons treinos e esperar as oportunidades aparecerem. Vou abraçar da melhor maneira. Gostei da minha movimentação no amistoso, foi meu primeiro jogo como profissional, bateu aquele frio na barriga”, revelou o paraense nascido em Belém.

O garoto Flávio passa a ser o atleta mais jovem do elenco profisisonal

Depois de atuar pela equipe de futebol de salão do Paysandu, Marco Antônio da Silva Wanzeler, de 19 anos, trocou a quadra pelo campo. “Eu joguei bastante futsal e isso me ajuda bastante, pois trabalho bem perto dos outros atletas em campo e pude mostrar isso no domingo, atuando bem. É uma expectativa muito boa, estou treinando com ótimos profissionais e fazendo bons treinos, eles ajudam bastante, falando o que devemos fazer. Só tenho a agradecer por estar com eles no dia a dia. Estou muito feliz. Era um sonho de criança ser um jogador profissional, principalmente em clube grande como o Paysandu e poder assinar o contrato. Não sei nem o que falar, só agradecer mesmo”, declarou, emocionado, o jogador que também é natural da Cidade das Mangueiras.

Marco Antônio é outro jogador que vai iniciar o ano que vem no grupo principal

Com duas experiências em partidas oficiais, ambas pela Copa Verde, contra o Nacional-AM, Bruce quer mais. “Acho que é um ano de aprendizado para mim, estou aprendendo muito no dia a dia e buscando evoluir. Joguei pouco tempo, mas pude aproveitar ao máximo e espero ter mais oportunidades. Vou trabalhar forte para o ano que vem. Ajuda muito estar em um elenco com jogadores experientes, isso conta muito. O Leandro Lima me ajuda e conversa muito comigo, fala o que eu devo que fazer e critica quando tem de criticar, mas sei que é tudo para o meu bem e para a minha melhora”, revelou o atleta de 19 anos.

Em 2020, Bruce estará em sua segunda temporada como atleta profissional

Jogador que permaneceu em campo por mais tempo no amistoso diante da Lusa, Yure, de 21 anos, arrancou aplausos da torcida quando foi substituído. “Quando a gente trabalha muito, Deus ajuda. Também quero agradecer aos meus companheiros pela vitória. Assim como eu tive oportunidade, também acredito que muitos podem ter. E o Hélio dos Anjos busca isso, tanto que hoje temos vários jogadores da base no elenco profissional, graças a Deus. Os meninos são bons, estão desenvolvendo um bom trabalho”, destacou o volante.

O volante Yure também renovou com o Papão por mais uma temporada

Além de destacar o grande número de garotos que compõem o elenco, o diretor de Futebol Felipe Albuquerque lembra que há todo um processo de amadurecimento, uma vez que os atletas sobem para o profissional ainda muito jovens e ganham lastro ao longo do tempo. "É uma satisfação ver que aquilo que foi planejado está sendo executado. Desde o início da montagem do elenco para esta temporada, foi dito que nós daríamos uma atenção especial às categorias de base e isso se concretizou, de fato. Nesse momento, para o início da próxima temporada, nós estamos falando de dez atletas oriundos das categorias de base do Paysandu que irão estar no elenco profissional em 2020. Obviamente que como eu disse ainda naquela entrevista concedida em dezembro do ano passado, nós vamos dar oportunidades e esperamos que eles utilizem essa oportunidade da melhor maneira possível. Ao longo dessa temporada nos jogos oficiais atuaram, Diego Matos, Willyam e Bruce. No último amistosos todos tiveram a chance de jogar. Isso mostra que eles têm integrado o elenco e no momento certo estão tendo suas oportunidades", explicou o dirigente.

Os zagueiros Perema e Micael, o lateral-esquerdo Bruno Collaço e os atacantes Nicolas e Vinícius Leite também já haviam acertado com o clube vão vestir a camisa bicolor ano que vem, assim como os goleiros Afonso e Paulo Ricardo, o lateral-esquerdo Diego Matos, o volante Willyam, o meio-campista Tiago Luis e o atacante Aslen Keven, que já tinham contrato para a próxima temporada. O trabalho de renovação e de formação de elenco continua.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em casa, Papão vence de novo o Bragantino e avança à semifinal
17 de março de 2024Em casa, Papão vence de novo o Bragantino e avança à semifinal
Papão se despede do torneio em Caxias do Sul
13 de março de 2024Papão se despede do torneio em Caxias do Sul
Em Bragança, Paysandu vence e abre grande vantagem para chegar à semifinal
09 de março de 2024Em Bragança, Paysandu vence e abre grande vantagem para chegar à semifinal
Conselho Deliberativo: edital de convocação 03/2024
09 de março de 2024Conselho Deliberativo: edital de convocação 03/2024
Avião, ônibus e barco: Paysandu já percorreu cerca de 12 mil km em viagens
08 de março de 2024Avião, ônibus e barco: Paysandu já percorreu cerca de 12 mil km em viagens