notícias

Nota oficial

icone de bola de futebol

O Paysandu Sport Club lamenta e repudia os erros gravíssimos que constantemente têm sido cometidos pela arbitragem contra a equipe de futebol profissional bicolor em jogos de grande importância. Mesmo depois da escandalosa e desastrosa atuação do trio que dirigiu a partida contra o Náutico-PE, na Série C 2019, caso que ganhou ampla repercussão nacional, o time ainda tem sido penalizado por marcações equivocadas que causam sérios prejuízos morais e financeiros para a instituição.

Somente este ano, o Paysandu foi prejudicado nas duas únicas partidas que disputou pela Copa do Brasil. Na primeira fase, diante do Brasiliense-DF, no último dia 6 deste mês, em Luziânia (GO), o árbitro do Rio de Janeiro, Pathrice Wallace Corrêa Maia, marcou um pênalti inexistente de Micael a favor dos donos da casa. Apesar do equívoco, o Papão saiu de campo classificado.

Já diante do CRB-AL, em jogo disputado na noite da última quarta-feira (19), no Estádio da Curuzu, os erros foram ainda mais grotescos. O árbitro Paulo Roberto Alves Junior, do Paraná, anulou um gol legal do Paysandu, após cobrança de escanteio de Vinícius Leite, por alegar falta de Micael no goleiro, quando na verdade o jogador adversário sequer foi tocado no lance e o zagueiro bicolor estava de costas para ele. Antes do intervalo, para piorar ainda mais a situação, o juiz deu pênalti de Tony, que se antecipou ao adversário e tocou a bola, em uma jogada totalmente legal.

Vale lembrar que na disputa das quartas de final da Série C do ano passado, o clube já havia solicitado árbitro Fifa e utilização do VAR nos dois jogos contra o Náutico-PE, mas o pedido não foi atendido. Aliás, esses confrontos foram os únicos do mata-mata da competição que não tiveram arbitragem Fifa.

Os erros cometidos nos jogos contra Náutico-PE e CRB-AL causaram prejuízos milionários para o clube, que deixou de arrecadar a cota de participação da Série B e a premiação da terceira fase da Copa do Brasil.

Na próxima semana, o presidente Ricardo Gluck Paul irá se reunir com o presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a fim de cobrar medidas efetivas para evitar que o time seja novamente prejudicado pelo apito. Uma das medidas que o dirigente bicolor irá propor é arbitragem Fifa e utilização do VAR em todos os jogos eliminatórios da Série C, além de um observador da CBF nessas partidas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
23 de abril de 2024Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
22 de abril de 2024Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
Matheus Nogueira tem contrato renovado
22 de abril de 2024Matheus Nogueira tem contrato renovado
Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
22 de abril de 2024Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda
22 de abril de 2024Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda