notícias

Bicolores voltam a fazer exames de Covid-19 no Hospital Porto Dias; veja os resultados

icone de bola de futebol

Antes do treino do último sábado (18), atletas, integrantes da comissão técnica, dirigentes e colaboradores do Paysandu Sport Club, que haviam testado negativo para Covid-19 na primeira fase de exames, voltaram a fazer testes no Hospital Porto Dias, em Belém. Das 31 pessoas examinadas, 29 não tiveram contato com o vírus e duas estão infectadas e em isolamento domiciliar.

Dos 70 profissionais que fizeram os exames antes da volta aos treinos presenciais, nos dias 24 e 25 de junho, 27 já estavam possivelmente imunizados, 42 não haviam tido contato com o novo coronavírus e um estava infectado. Quem testou positivo antes não precisou repetir os testes na segunda fase.

“Para cumprir o protocolo, a gente resolveu afastar o atleta por pelo menos essa semana. A princípio, ele está bem, sem sintomas até o momento. De acordo com o nosso inquérito epidemiológico, ele já pode ter contraído a doença há um tempo. Graças a Deus, ao nosso protocolo e à disciplina de todos os nossos profissionais, ele não transmitiu o vírus para ninguém. Baseado nas evidências, a gente vai mantê-lo fora por alguns dias”, explicou o médico Edilson Andrade. “Nós tivemos um atleta que apresentou sintomas na semana retrasada. Fizemos toda a bateria de exames, mas os resultados deram negativo. Mesmo assim, nós o afastamos até a remição total dos sintomas, seguindo os protocolos de segurança, e ele, inclusive, retornou hoje para os treinos”, completou.

O médico Edilson Andrade destacou a eficiência do protocolo de saúde do clube

Os anticorpos IGM reagente ou positivo apontam que o paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode lutar atualmente contra a infecção. Já os anticorpos IGG reagente ou positivo indicam que a pessoa teve infecção anterior, com pelo menos três semanas, e está possivelmente imunizada. Aqueles que não possuem anticorpos, portanto IGG e IGM negativos ou não reagentes, não tiveram contato com o vírus.

Confira os resultados atualizados das duas fases de exames:

IGG positivo ou reagente: 14 atletas, 11 funcionários da Curuzu, quatro integrantes da comissão técnica e um membro da diretoria. Todos estão aptos para trabalhar presencialmente;

IGM positivo ou reagente: um atleta e um funcionário que já encontram-se em isolamento domiciliar;

IGG e IGM negativos: 16 atletas, 14 integrantes da comissão técnica, nove funcionários da Curuzu e três membros da diretoria. Todos estão aptos para trabalhar presencialmente.

A fim de reforçar as medidas de proteção contra a doença, o grupo já está concentrado desde a manhã desta segunda-feira (20), no Hotel Antônio Diogo Couceiro, para a partida contra o Paragominas, que será no dia 1º de agosto, às 19h, no Estádio Mangueirão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)