notícias

“Me conforta ver que as vozes negras estão se levantando”, afirma torcedora após mural

icone de bola de futebol

Depois de homenagear ídolos do clube e torcedoras, o Paysandu Sport Club inaugurou recentemente, na fachada lateral do Estádio da Curuzu, o mural Vidas Negras Importam, onde foram pintados rostos de atletas, ex-jogadores, dirigentes e torcedores negros que fizeram ou fazem parte do clube. Ciente do seu papel social e de seu poder de influência, o Papão quer estar cada vez mais engajado na luta contra o racismo.

Em 2020, o clube tem reforçado as ações de combate a este tipo preconceito, promovendo diversas campanhas de conscientização, além de enaltecer e valorizar a comunidade negra. Inclusive, o Paysandu é parceiro do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que foi criado para monitorar e divulgar casos de racismo, além de ações afirmativas. Atualmente, o Observatório é um dos canais que mais denunciam casos de racismo.

Vários torcedores e torcedoras também foram homenageados pelo clube

Natália Marques, uma das torcedoras homenageadas pelo clube no mural, enalteceu a atitude do Paysandu. “Eu quero parabenizar o clube pelos seus projetos. O Paysandu tem abordado temas que são um tabu na sociedade. Desde pequena eu vejo que o racismo no Brasil é estrutural, naturalizado e, o pior de tudo, negado”, afirmou.

A torcedora também falou sobre a importância do posicionamento. “Hoje me conforta ver que as vozes negras estão se levantando, tomando um posicionamento e não estão mais recuando com medo. Eu não sei quando o racismo vai acabar, mas eu sei que os primeiros passos já foram dados e estamos caminhando para isso”, declarou.

Grandes ídolos do passado estão eternizados no Mural Vidas Negras Importam

O fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, ressaltou a importância da valorização do negro. “Em um país extremamente racista que contou a história do negro a partir da escravidão, da escravização e pouco se falou, se valorizou, a história do negro enquanto componente da nação, componente não só braçal, corporal, mas intelectual, pois os negros também contribuíram com a história do Brasil de forma intelectual. É importante demais que os clubes de futebol valorizem os seus atletas negros, valorizem a história do clube a partir de atletas e torcedores negros, por isso a iniciativa do Paysandu é importante, para que as pessoas negras da comunidade se enxerguem como partes atuantes da construção do clube”, destacou.

O bicolor Pelé do Manifesto é uma das referências no combate ao racismo

O rosto do goleiro bicolor Paulo Ricardo divide espaço no mural com ídolos como Cacaio, Dadá Maravilha, Rogerinho Gameleira, Luís Carlos Trindade, Vélber e tantos outros grandes campeões, além de Joel Martins, técnico do time na conquista do primeiro título brasileiro da Série B, em 1991. Outros torcedores também foram homenageados pelo clube nesse espaço.

O Mural Vidas Negras Importam foi realizado pelo Paysandu Sport Club, com idealização Instituto Raça Bicolor e grafitagem de Márcio Kaveira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
12 de abril de 2024Paysandu e Play For a Cause abrem leilão em prol de projeto social de Belém
Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
10 de abril de 2024Maior campeão do torneio elimina o rival e está na decisão pela oitava vez
Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
08 de abril de 2024Ingressos para o clássico de quarta-feira já estão à venda
Nota de pesar: “Wagnao”
08 de abril de 2024Nota de pesar: “Wagnao”
Nota de pesar: torcedor do Clube do Remo
07 de abril de 2024Nota de pesar: torcedor do Clube do Remo