notícias

Atleta bicolor conquista medalha de ouro na Copa Regional Norte 2021 de Taekwondo

icone de bola de futebol

Entre os dias 2 e 3 deste mês, Rayana Trindade subiu ao pódio para receber mais uma medalha de ouro, dessa vez na Copa Regional Norte 2021 de Taekwondo, realizada em Macapá (AP). Além do primeiro lugar, a atleta do Paysandu Sport Club somou mais dez pontos no ranking nacional da modalidade poomsae, que é a demonstração de formas, e garantiu vaga no Grand Slam do Rio de Janeiro (RJ), em fevereiro do ano que vem. Ao todo, mais de 40 atletas do Norte participaram do campeonato. O Pará foi representado por sete competidores de academias diferentes.

Preste a completar 18 anos de idade, Rayana Trindade atua na categoria sub-30. Ela começou a praticar o esporte há uma década, quando entrou para o Projeto Taekwondo Cidadão, no bairro da Cremação, em Belém, onde mora desde que nasceu. “Meu pai conheceu o fundador e resolveu me por para experimentar. Antes eu já havia feito ballet, quando tinha quatro anos, e natação com sete, mas foi no taekwondo que me mantive focada. Ainda sou bailarina até hoje, mas como profissão pretendo seguir nas competições e buscar mais sabedoria dentro do taekwondo”, detalhou a medalhista.

Atleta do Paysandu há três anos, Rayana Trindade também é professora de ballet infantil e taekwondo, pratica aulas de jazz, ballet e dança contemporânea, além de treinar todos os dias para as competições. Ela está no último ano do Ensino Médio e pretende cursar Educação Física na universidade.

Rayana Trindade somou dez pontos no ranking nacional da modalidade poomsae

Em 2016, grão mestre Gilmar Vicente, fundador do projeto onde a atleta iniciou no esporte, faleceu, mas o trabalho deixado por ele continuou. “Meu pai, como se tornou um dos apoiadores e coordenadores do projeto, não quis acabar. Então nós reunimos e mantivemos o sonho do fundador de pé. Ele visava diminuir a criminalidade nos bairros através do esporte, dando oportunidades para eles seguirem bem durante as suas vidas, então eu assumi as aulas. Meu mestre também foi o homem que introduziu o taekwondo no Pará”, revelou.

Representar o Paysandu, seu clube de coração, é uma honra para Rayana Trindade. “Desde bem novinha meu pai me levava aos jogos e era sempre uma emoção boa para mim, me apaixonei pelo time e o acompanho desde então. Gosto muito de futebol, então é uma alegria enorme saber que tenho meu time do coração me apoiando como atleta. Fico muito agradecida e feliz por saber que tenho comigo o maior do Norte e saber também que possuo uma grande responsabilidade em levar o nome do time para os campeonatos nacionais comigo. É inexplicável a emoção que sinto aos saber que represento uma marca e um clube tão grande como o Paysandu”, enalteceu.

A atleta recebeu o ouro da medalhista olímpica e bicampeã mundial Natália Falagna

O próximo compromisso da atleta será no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que vai ocorrer entre os dias 24 e 28 de novembro, No Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ). Ela sonha alto. “Como a modalidade poomsae ainda não entrou nas Olimpíadas, eu estou em busca do Mundial e da minha vaga na seleção brasileira”, projetou.

A atleta do Paysandu é bicampeã paraense de taekwondo, vice-campeã do ISF Jogos Escolares 2019, medalha de bronze na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro e campeã nacional do Campeonato Brasileiro Virtual de Poomsae.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
25 de março de 2024Paysandu fecha parceria com o Zé Delivery e oferece benefícios especiais para o sócio torcedor
Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
25 de março de 2024Últimas unidades de títulos de sócio remido estão à venda na Sede Social
Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
25 de março de 2024Nota de esclarecimento sobre o uso de sinalizadores
Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
24 de março de 2024Papão se classifica com goleada na Curuzu lotada
Papão é superado em Manaus (AM)
20 de março de 2024Papão é superado em Manaus (AM)