notícias

Há 13 anos, Paysandu conquistou a Copa dos Campeões

icone de bola de futebol

O Dia 4 de agosto é uma das datas mais importantes de toda a história mais que centenária do Paysandu, onde o clube bicolor conquistou o título de maior renome de sua história e da Região Norte do Brasil. Trata-se da Copa dos Campeões, onde há 13 anos, o Papão fez a festa de toda uma torcida e população que pôde acompanhar pela primeira vez a participação de um clube do Norte na Taça Libertadores da América.

ONDE TUDO COMEÇOU

A Copa dos Campeões de 2002 foi disputada em dois estados: Pará e Ceará. Ao todo, foram 16 clubes que disputaram a competição neste ano, divididos em quatro grupos. Os dois melhores de cada grupo passavam para as quartas de final e, consequentemente, semifinal e final. Todos os jogos eram disputados em partidas de ida, com exceção da final.

Parte do elenco que participou da campanha do Paysandu na Copa dos Campeões.

O Paysandu conquistou o direito de participar da Copa dos Campeões após conquistar o título da Copa Norte, no mesmo ano. O clube bicolor estava no Grupo A, junto com Náutico, Fluminense e Corinthians. Ainda tinha a vantagem de jogar todos os jogos no Estádio Mangueirão, que na época estava recém reformado e recebendo a capacidade máxima de 45 mil torcedores.

CLASSIFICAÇÃO EM PRIMEIRO E TÍTULO INÉDITO

Na fase de grupos, o Paysandu terminou em primeiro lugar do Grupo A com 5 pontos conquistados, após empatar com o Corinthians em 1 a 1, com o Fluminense em 0 a 0 e vencer o Náutico por 3 a 2. Nas quartas de final, o Paysandu teve um jogo difícil contra o Bahia, onde Jajá marcou o primeiro gol e Jobson marcaram os dois gols da vitória sobre os baianos por 2 a 1.

Paysandu e Palmeiras se enfrentaram nas semifinais, onde o Papão venceu por 3 a 1. 

Nas semifinais, o Paysandu travou um grande jogo contra o Palmeiras, que tinha Marcos como goleiro, que estava a mais de 390 minutos sem tomar um gol, desde a Copa do Mundo de 2002. Quem abriu a contagem foi a equipe paulista com Nenê, mas Vandick, Luís Carlos Trindade e Albertinho, por duas vezes, garantiu a vitória bicolor e o passaporte para a grande final da Copa dos Campeões.

Com a conquista, o Paysandu garantiu a vaga para a Taça Libertadores da América de 2003.

Nos dois jogos da grande final da Copa dos Campeões, Paysandu e Cruzeiro travaram duas belas partidas, com os dois jogos sendo bastante disputado. No primeiro jogo, Fábio Júnior marcou o primeiro gol, Sandro empatou ainda no primeiro tempo, mas Joãozinho fez o gol da vitória cruzeirense no Mangueirão. Na partida de volta, no Estádio Castelão, o placar de 4 a 3 para o Paysandu levou a decisão para os pênaltis, onde Jobson, Vélber e Luós Fernando sacramentaram o título da Copa dos Campeões para o Paysandu. Veja abaixo o momento das penalidades:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

É penta! Papão empata com gol aos 48, vence nos pênaltis e conquista título em Goiânia
23 de abril de 2025É penta! Papão empata com gol aos 48, vence nos pênaltis e conquista título em Goiânia
Agora é tudo online: Paysandu lança site para emissão digital de gratuidades
23 de abril de 2025Agora é tudo online: Paysandu lança site para emissão digital de gratuidades
Nota oficial
23 de abril de 2025Nota oficial
Conselho Deliberativo: edital de convocação 07/2025
22 de abril de 2025Conselho Deliberativo: edital de convocação 07/2025
Albertinho obtém a licença B de treinador de futebol
22 de abril de 2025Albertinho obtém a licença B de treinador de futebol

PATROCINADORES MASTERS

logo da empresa gingabet logo da empresa banpara

PATROCINADORES

Carimbó da sortelogo Sankhyatijuca cerpa cerveja pilselogo Alubarlogo Zilmarmuvi10Resolve Energia SolarRodrugues Colchoeslogo Printlogo revemarlogo Jinviolavelpatrocinador unicesumar

PARCEIROS

logo Amaral Costalogo CCIlogo Porto Dias Saúdelogo DIMAAGEMlogo Leinertexlogo no pragaslogo EquatorialAtacadão do Suplemento

MATERIAL ESPORTIVO

logo Lobo Azul

FORMAÇÃO DE ATLETAS

logo Selo Formador

OUTROS PARCEIROS

logo Pinheiro Sereni