notícias

Sede Náutica bicolor recebe evento nacional que busca talentos olímpicos

icone de bola de futebol

O Paysandu Sport Club abriu as portas da sua Sede Náutica, localizada no bairro da Cidade Velha, em Belém, para receber o polo regional Norte Pará Amazonas do Programa Remo Quatro, da Confederação Brasileira de Remo (CBR), que é uma iniciativa lançada a fim de desenvolver talentos olímpicos nas categorias de base em barcos coletivos. O projeto nacional começou a ser desenvolvido nesta quinta-feira (15) e irá até o próximo sábado (17), de forma simultânea, na capital paraense e nas outras quatro regiões do país.

Além do Paysandu, o Clube do Remo também foi selecionado para participar do evento, que reúne 16 atletas, oito de cada equipe, com idade entre 16 e 22 anos, nas categorias masculino e feminino. A programação vai das 6h às 10h, acompanhada pelos técnicos Antônio Freitas, do Paysandu, e Alex Santana, do Remo, além de representantes da Federação Paraense de Remo (Fepar) e da CBR.

Os atletas são avaliados durante 30 minutos em um simulador de remo

Os participantes realizam testes durante 30 minutos em um aparelho simulador chamado remoergômetro, para medir a distância percorrida em quilômetros e testar a resistência. A classificação dos remadores foi organizada em quatro categorias: Ouro (percentil 97), Prata (percentil 90 a 96,9). Bronze (percentil 85 a 89,9) e perfil abaixo do ideal (percentil inferior a 85). A principal é a Ouro, que corresponde ao perfil dos atletas finalistas A em provas olímpicas da modalidade.

O coordenador de Regata do Paysandu, Afonso Sarmanho, explicou que os tempos dos atletas serão analisados para uma posterior convocação à seleção regional. “Eles realizam trabalhos na água e testes de força. Aqueles que tiverem os melhores índices vão participar do campi nacional que provavelmente será no Rio de Janeiro”, afirmou.

A equipe bicolor é a atual campeã de forma invicta do Campeonato Paraense de Regata

Os atletas classificados serão conhecidos no sábado, ao final das provas individuais.

O Paysandu é o atual campeão paraense invicto de Regata. Na temporada 2020, a equipe bicolor venceu a única etapa que foi disputada. A competição acabou suspensa em razão da pandemia de Covid-19.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
23 de abril de 2024Conselho Deliberativo: edital de preenchimento de vaga de título honorífico
Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
22 de abril de 2024Primeira partida em casa é antecipada pela CBF
Matheus Nogueira tem contrato renovado
22 de abril de 2024Matheus Nogueira tem contrato renovado
Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
22 de abril de 2024Ricardo Lecheva não é mais coordenador técnico geral de futebol
Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda
22 de abril de 2024Ingressos para o jogo contra o Botafogo-SP já estão à venda